segunda-feira, 20 de abril de 2009

HISTÓRIA DO HANDEBOL - POSIÇÕES


POSIÇÕES




Ataque

Este desenho mostra as posições básicas do ataque.
No ataque, o time é dividido em: Pontas, Meias, Armador (conhecido também como Central), Pivô e Goleiro.

Armador

É a "locomotiva" do time no ataque. Este jogador esta no centro do ataque e comanda o curso e o tempo do mesmo. Este é geralmente o mais experiente jogador do time, deve saber arremesar com força e ter um grande repertório de passes. Deve possuir grande visão de jogo para se adaptar as mudanças na defesa adversária. Força, concentração, tempo de jogo e passes certos são o que destacam um bom armador.

Meia

O "combustível" do time no ataque. Os meias geralmente possuem os mais fortes arremessos e são, geralmente, os mais altos jogadores do time. (No masculino variam de 180cm a 210cm e no feminino variam de 175cm a 190cm). Entratanto existem exepcionais jogadores que são menores que a média, mas possuem arremessos poderosos e técnica muito apurada. Estes são geralmente os jogadores mais perigosos durante o ataque, pois os arremessos costumam partir deles ou de outro jogador o qual tenha recebido um passe dele.

Ponta

Geralmente são eles que começam as jogadas de ataque. Os pontas são velozes e ageis; e devem possuir a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a força, mas a habilidade e mira, podendo mudar o destino da bola apenas momentos antes de soltá-la em direção ao gol. Estes jogadores também são muito importantes nos contra-ataques, apoiados em sua velocidade e posicionamento.

Pivô

O "coringa" do time no ataque. Se posicionam entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremesar de uma distância menor, ou se posicionar estratégicamente para que ele mesmo possa receber a bola e arremessar em direção ao gol. O pivô possui o maior repertório de arremessos do time, pois ele deve passar pelo goleiro e marcar o gol geralmente sem muita força, impulsão ou velocidade, e em jogadas geralmente rápidas.

Goleiro

Se o goleiro defender um arremesso ou conseguir um tiro livre, ele deve ter a habilidade e o raciocínio rápido para observar se algum jogador se encontra em uma posição de contra-ataque, fazendo assim o lançamento que deve ser rápido e certeiro. O goleiro não é apenas um jogador de defesa, mas um importante armador de contra-ataques.

21 comentários:

  1. Eu tinha que fazer uma pesquisa sobre handebol mais claro que eu não vou copiar tudo isso!
    apenas por isso que eu não gostei . mais se eu estivesse lido ate poderia esta bom mais eu tenho uma priguiça + !!!

    ResponderExcluir
  2. Cintia, provavelmente você será uma professora burra! a Educação Fisica hpje é a area que mais cresce em tudo, para se manter atualizada é preciso ler, caso nao goste, vira dona de casa, é a mesma coisa... ninguem paga nada por seu minimo conhecimento.

    ResponderExcluir
  3. esse texto vai me ajudar muito com meu trabalho!!
    tomara que eu tire nota max.
    :p

    ResponderExcluir
  4. Eu vou ter jogo amanhã,e minha treinadora me coloca de ponta ou pivõ e só de vez em quando de meia.

    ResponderExcluir
  5. concordo com esse guilherme. Putz da uma vergonha de possoas como essa Cintia, é esse tipinho que mancha a imagem dos profissionais de Educação Física! é osso. O site está muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. essa tarefa é a mais bao que eu tive nessa 6%ano é muito legal

    ResponderExcluir
  7. afff! ainda bem que o trabalho pode ser imprimido

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. A cintia e burra sim cara as pessoas ficam querendo que voce aprenda a ler e voce ter preguiça cara eu não demorei muito tempo para aprender a ler e ver uma burrice dessa cara caramba.

    ResponderExcluir
  10. eu teve que fazer um trabalho de educaçao fisica sobre td do handebol e pesquisei e nesse negosio das posiçoes eu copiei td e tirei 10 no trabalho

    ResponderExcluir
  11. isso me ajudou muito no m eu trabalho de sala de aula

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o texto, vou fazer uma peneira de Handebol amanhã e queria conhecer um pouco mais sobre as posições, valeu, ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  13. otimo texto ..meu professor me passou um trablho e vcs me ajudaram mtu!!!

    ResponderExcluir
  14. alem disso me ajudaram a entender uma coisa de eu nao sabia nada ...
    obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  15. oh!!!!!!!!!!!! mais como e a posiçaes dos jogadores no comeso do jogo ...

    ResponderExcluir
  16. Adorei copiei tudo para um trabalho de handebol Ed.Fisica vlw ai :)

    ResponderExcluir