terça-feira, 28 de julho de 2009

Aos Meus queridos Alunos

VENCEDORES E PERDEDORES

Como poderemos identificar entre aqueles que “conseguem e aqueles que sempre falham em seus propósitos”?
O talento por si só não seria a resposta. Nem a sorte. Há outro elemento que diferencia os vencedores dos perdedores.
A Principal diferença é a atitude.
Quando um vencedor comete um erro, ele diz; “eu estava errado”. Em seguida, ele tomará as providencias necessárias para corrigir o erro.
Quando um perdedor comete um erro, ele diz “não foi minha culpa”. É claro que nem sempre ele é culpado, mas nem sempre está certo. Infelizmente ele não conhece ou se recusa a reconhecer a diferença.
Quando um vencedor enfrenta um problema difícil, ele tenta uma solução da melhor forma possível. Se seus primeiros esforços falharem, ele tenta de novo. Mesmo se ele não vencer todas as dificuldades, ele sabe que, se continuar tentando, ele ganhará mais e perderá menos.
Quando um perdedor enfrenta um problema difícil, ele tenta adiar a data de solucioná-lo o mais que puder. Se sua primeira tentativa falhar, ele desiste. Em seguida, ele passa a perguntar por que “os outros sempre têm mais sorte”?
O Vencedor escuta. Ele reconhece que não tem respostas para todos os problemas e está disposto a aprender.
O Perdedor fecha sua mente para novas idéias. Ninguém pode dizer-lhe como ele deve realiza o seu trabalho. E assim, ele continua cometendo os mesmos erros.
O Vencedor está muito ocupado para dispender seu tempo criticando os outros. Ele sabe que não é perfeito e é o primeiro a admitir esse fato.
O perdedor vê falhas em todo mundo, exceto em si mesmo.

Para o Vencedor, a derrota é uma pausa entre as vitórias.

Para o Perdedor, a derrota é um meio de vida.